27/04/2024

BRASMAN

WHATSAPP 16 98215-3396

Aspectos dos Produtos Para se Ficar Atento

O isolamento térmico industrial consiste em uma estrutura que impede a troca de temperatura entre o meio interno e o externo. Ele é utilizado para garantir a qualidade e a conservação dos produtos durante toda a cadeia produtiva, assegurando suas características físicas e químicas. Desde que aplicado de forma correta e acompanhe o processo de sua utilização o resultado pode ser satisfatório em economia, praticidade e segurança. Três aspectos é importante saber quanto ao Isolamento térmico: a) o tipo do produto; 2) a estocagem; e, 3) o acompanhamento do produto à temperatura submetida.

1. Escolha o Produto Correto

O isolamento térmico é realizado pela aplicação de materiais de baixa condutividade térmica, que impedem a troca de calor entre o ambiente interno e o externo, sendo utilizado no seu conjunto três categorias de materiais: 1) O material isolante – que pode ser: La de Vidro, Lã de rocha, Fibra Cerâmica, Silicato de Cálcio, Emulsão Asfáltica, Poliuretano, Polistireno, entre outros ; 2) o material de revestimento – que pode ser: Alumínio Corrugado, Alumínio Liso, Chapa Galvanizada, Chapa Inox, Chapa Pré-pintada, e outros; e, 3) os acessórios de aplicação, tais como: arame galvanizado, presilhas, fitas, etc.

Além de conhecer o tipo de material e adequá-lo à necessidade da indústria é importante saber o relacionamento entre o material isolante, o revestimento e o acessório. Um exemplo é o caso do material rígido, que para deve ter como revestimento o alumínio corrugado ou emulsão asfáltica, que permite a flexibilidade ou acobertamento adequado. Em síntese, não basta adquirir o produto, mas, sim fazê-lo com profissional que conheça a sua utilização na aplicação.

Se escolhido de forma adequada, ele impede a deterioração do produto, mantém sua validade, diminui gastos com energia e reduz a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde de funcionários.

2. Faça a Estocagem de Forma Adequada

Os produtos devem ser armazenados em embalagens condizentes com as suas características e dispostos de forma que o espaço entre elas possibilite ventilação, de acordo com técnicas de estocagem que garanta a manutenção da qualidade dos produtos no estoque. Para isso é preciso que os funcionários sejam orientados de forma adequada, sendo capacitados para manipular o movimento desses tipos de produtos.

Se o produto receber umidade ou ficar estocado de forma inadequada por muito tempo, pode perder suas características e comprometer o resultado esperado na aplicação. O ideal é que seja utilizado logo após a sua compra, no entanto se tiver que permanecer estocado por um tempo que seja dentro dos parâmetros de armazenagem.

3. Acompanhe as Alterações de Temperatura

Depois de aplicado o material isolante, sejam em tubulações ou equipamentos – na área industrial ou civil – é preciso verificar a oscilação da temperatura, o ideal é que permaneça constante ou pelo menos suportável aos índices de previsão. Uma forma adequada para monitorar esse processo é a instalação de sensores que mostrem a temperatura permitindo um acompanhamento das oscilações.

Se um produto for comprado para uma determinada temperatura e for submetida a picos que ultrapassem um índice de previsão suportável, as resinas e materiais de composição poderão ser comprometidos e consequentemente perder a validade do produto, bem como a sua vida útil, razão necessária do acompanhamento.