28/04/2024

BRASMAN

WHATSAPP 16 98215-3396

Isolamento térmico industrial reduz custos e aumenta a produtividade

Isolamento Térmico com Lã de Rocha, revestido com Alumínio LIso.

O isolamento térmico industrial não é só uma questão de segurança e conforto para a sua empresa. Este procedimento evita o acúmulo de umidade nos ambientes, que por sua vez reduz a proliferação de fungos, ácaros e bactérias que ocasionam doenças respiratórias. Pesquisas afirmam que se todas as empresas aderissem ao método, a ocorrência de asma e alergias seria contida. Redução de custos e preservação do meio ambiente também são vantagens do isolamento térmico, visto que o método ocasiona a economia de energia.

O isolamento térmico tem como objetivo proteger superfícies aquecidas na indústria mantendo a temperatura ideal no local desejado, o processo é feito através da aplicação de materiais de baixa condutividade térmica, dificultando a dissipação de calor. Para bons resultados e longa duração, o trabalho deve ser feito com o material adequado à necessidade da empresa e por profissionais capacitados. Empresas especializadas no setor oferecem aos seus clientes serviços de isolamento térmico, tanto na área civil como na área industrial e utilizam matérias-primas como Lã de rocha, Lã de vidro, Hidrosilicato de cálcio, Espuma de poliuretano e poliestireno, Fibra cerâmica, Cimento isolante e Emulsão asfáltica.

Por ser um processo versátil, com possibilidades diversas de aplicação, os benefícios também são amplos. Para te ajudar a decidir se vale a pena a aplicação na sua indústria, selecionamos 5 vantagens do isolamento térmico industrial que impactam diretamente a sua empresa.

Controle da temperatura em ambientes e superfícies

Esta é a principal função do isolamento. Fornos, caldeiras e tubulações com produtos em altas temperaturas tendem a propagar calor nos ambientes causando desconforto e riscos de acidentes aos colaboradores. Com este procedimento, os funcionários trabalham em segurança e com a temperatura ambiente adequada.

Redução da perda de calor

A propagação do calor não é maléfica somente para os colaboradores, ao se espalhar pelo ambiente, as fontes de calor perdem temperatura e precisam consumir mais energia para manter os valores necessários. Com a manutenção do calor, aonde ele se faz necessário, há a redução de custos na produção industrial.

Controle da temperatura na produção

Em algumas indústrias, como as do setor alimentício, a temperatura na produção influencia diretamente no resultado final, qualquer variação pode prejudicar a qualidade do produto. Neste quesito, o isolamento mantém as temperaturas e evita qualquer problema.

Menores taxas de manutenção

Com uma temperatura constante e sem grandes esforços, os equipamentos e máquinas industriais evitam desgastes excessivos, reduzindo a necessidade de manutenção.

Controle de ruídos

Além do isolamento térmico, alguns materiais utilizados neste processo são capazes de reduzir a intensidade dos ruídos do maquinário no ambiente industrial. Essa vantagem colabora também com o bem-estar dos colaboradores.

Fonte: Revista Exame